top of page

NOTÍCIAS

RIP ABRAHAM PALATNIK

O mestre da arte cinética do Brasil nos deixou aos 92 anos. Ele nasceu na capital Natal (RN), em 1928. Artista cinético, pintor, desenhista. Em 1932, muda-se com a família para a região onde, atualmente, se localiza o Estado de Israel. De 1942 a 1945, estuda na Escola Técnica Montefiori em Tel Aviv e se especializa em motores de explosão. Inicia seus estudos de arte no ateliê do pintor Haaron Avni (1906-1951) e do escultor Sternshus e estuda estética com Shor. Freqüenta o Instituto Municipal de Arte de Tel Aviv, entre 1943 e 1947. Retorna ao Brasil em 1948, e se instala no Rio de Janeiro. Convive com os artistas Ivan Serpa (1923-1973), Renina Katz (1923-1973) e Almir Mavignier (1925-2018)). Com este último frequenta a casa do crítico de arte Mário Pedrosa (1900-1981) e conhece o trabalho da doutora Nise da Silveira (1905-1999), no Hospital Psiquiátrico do Engenho de Dentro.

O contato com os artistas e as discussões conceituais com Mário Pedrosa fazem Palatnik romper com os critérios convencionais de composição, abandonar o pincel e o figurativo e partir para relações mais livres entre forma e cor. Por volta de 1949, inicia estudos no campo da luz e do movimento, que resultam no Aparelho Cinecromático, exposto em 1951 na 1ª Bienal Internacional de São Paulo, onde recebe menção honrosa do júri internacional. Em 1954, integra o Grupo Frente, ao lado de Ivan Serpa, Ferreira Gullar (1930-2016), Mário Pedrosa, Franz Weissmann (1911-2005),  Lygia Clarck (1920-1988) e outros.

Desenvolve a partir de 1964 os Objetos Cinéticos, um desdobramento dos cinecromáticos, mostrando o mecanismo interno de funcionamento e suprimindo a projeção de luz. O rigor matemático é uma constante em sua obra, atuando como importante recurso de ordenação do espaço. É considerado internacionalmente um dos pioneiros da arte cinética.

Em 1999, Frederico Morais organiza mostras retrospectivas de Palatnik no Itaú Cultural, em São Paulo e no Museu de Arte Contemporânea (MAC-Niterói). Ele é consagrado pioneiro, o primeiro que explorou as conquistas tecnológicas na criação de vanguarda brasileira. O que Mário Pedrosa descreve, em 1953, continua valendo para a carreira do artista-inventor, que segue sua trajetória "tornando as máquinas aptas a gerarem obras de arte".

Atualmente o artista tem obras expostas em instituições internacionais, como o Museum of Fine Arts, em Houston, e o MoMA, em Nova York.

Palatnik morreu no último sábado, 09/05 no Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.

O quadro PORTRAID DE MARJORIE FERRY, de Tamara de Lempicka pode chegar a US$ 16 milhões no leilão da Christie’s do dia 05 fevereiro

A pintura foi encomendada em 1932 pelo marido da estrela de cabaré britânica Marjorie Ferry no auge da fama de Lempicka em Paris.

“Ela era o tipo de heroína do Instagram de seu tempo”, disse Keith Gill, da casa de leilões Christie’s, sobre a pintora polonesa, que apareceu em muitas capas de revistas.

“É a primeira vez que temos uma artista feminina na capa do nosso catálogo impressionista de vendas, do qual temos muito orgulho”, acrescentou Gill.

Entre outros itens à venda estão obras de Picasso que abrangem três décadas diferentes da vida do artista: “La cafetiere” (estimativa de 1 a 1,5 milhão de libras), “Interieur au pot de fleurs” (estimativa de 7 a 10 milhões de libras) e “Nature morte au chien” (estimativa de 4 a 6 milhões de libras).

Uma imagem da Mona Lisa feita com 330 cubos mágicos está à venda em Paris

A obra de 2005 do artista francês Invader deve ser vendida por até 150 mil euros em um leilão, disse a Artcurial, organizadora do evento, nesta segunda-feira.

A imagem consiste em cubos mágicos organizados para criar um mosaico da Mona Lisa e seu famoso sorriso em cores berrantes.

“Você quase não precisa ver os detalhes. Você sabe que é a Mona Lisa, simplesmente por causa da posição, da composição e é isso que é mágico”, disse Arnaud Oliveux, chefe do departamento de arte urbana da Artcurial.

O leilão, que ocorre em 23 de fevereiro coincide com uma grande exibição de Leonardo da Vinci no Louvre, nas proximidades. A exposição marca o 500º aniversário da morte do mestre renascentista.

O SHOW DO CORINGA
Com 11 indicações ao Oscar, o filme liderou nesta segunda-feira (13/01), incluindo o de melhor filme e o melhor ator, para Joaquin Phoenix.
O evento acontece no próximo dia 09 de fevereiro e é a principal premiação do cinema mundial realizada todos os anos em Hollywood.
As indicações de “Coringa”, que causou polêmica devido ao retrato aterrorizante de um homem solitário, mas que rendeu mais de 1 bilhão de dólares nas bilheterias de todo o mundo, cobriram todas as categorias principais, incluindo melhor diretor, para Todd Phillips, roteiro adaptado, edição e som.

FOTÓGRAFOS PARABÉNS PELO DIA DE HOJE (08/01)
O Dia Nacional do Fotógrafo é comemorado hoje. A atividade registra momentos corriqueiros ou histórico por meio de habilidade de captura de imagens a partir da arte de combinar luz, ângulo, profundidade e enquadramento. Mais do que apenas uma reprodução do real, a fotografia ganhou complexidade estética, com expoentes reconhecidos nacional e internacionalmente por seus trabalhos.
A fotografia foi um dos segmentos de produção de conteúdos mais afetados pelas grandes mudanças tecnológicas que marcaram o fim do século XX e as primeiras décadas do século XXI. Grandes companhias mundiais, como a Kodak, criada em 1880 e responsável pela introdução da foto em cores em 1935 e pela câmera digital em 1975, foram duramente impactadas pelo surgimento dos dispositivos digitais e da incorporação destes aos smartphones.
Ao lado minha pequena contribuição na atividade!

1912505_745553622135951_56569529_n.jpg
bottom of page